E a aventura continua: Filé Suíno ao Curry Panang

Como comentei no meu último post, neste final de semana resolvi investir em receitas da culinária tailandesa. Essa receita de filé suíno tem um resultado que beira o inacreditável: a mistura de aromas e sabores é perfeita e está na lista das receitas que fiz e que mais gostei. Ao contrário do que muitos imaginam, não é algo complexo ou difícil: você só precisa se atentar aos detalhes e medidas (créditos para o chef Felippe Sica).

Como acompanhamento, recomendo que você escolha um espumante brut (ajuda a suavisar o sabor picante e harmoniza super bem).

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 600 gr de filé suíno cortado estilo thai (pedaços pequenos)
  • 4 latas de leite de coco tailandes
  • 200 gr de ervilha in natura ou congelada (eu acabei usando ervilha torta cortada em pedaços)
  • 8 folhas de limão kaffir
  • 3 colheres de sopa de Curry Panang (minha sugestão é que você adicione uma a uma e vá experimentando, para não ficar muito picante)
  • 2 colheres de sopa de palm sugar (açúcar de palmeira)
  • 4 colheres de chá de nam pla (molho de peixe)

Modo de preparar:

Inicialmente, coloque todo o leite de coco em uma panela grande ou wok. Deixe aquecer e, quando começar a ferver, adicione o curry. Como eu comentei acima, minha sugestão é que você adicione as colheres uma a uma e vá experimentando, para evitar que fique muito picante. A receita original é de 8 colheres… eu usei 3 e achei que ficou na medida. 🙂

Adicione a ervilha e as folhas de limão e, logo em seguida, o filé suíno. Não vai demorar muito para que ele cozinhe, é importante que você fique atento e vá experimentando. É importante que o molho esteja espesso e encorpado. Adicione, então, o molho de peixe e o açúcar de palmeira. Desligue e sirva bem quente!

A recomendação é servir com arroz jasmim – e aqui vão minhas dicas: esse arroz você também só encontrará em casas especializadas. A preparação não pode ser mais simples:  adicione 1 xícara grande de arroz com 2 xícaras grandes de água em uma panela (sem óleo, sem fritar, sem sal). Deixe ferver e, quando a água secar, está pronto!

Delicie-se! Esse prato realmente é inesquecível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s