Panelinha de batata com queijo brie e nata

Como já comentei antes, sou uma mulher de fases. Durante alguns períodos, me dediquei a preparar peixes (e passei um bom tempo fazendo salmão com todas as roupas e sabores), depois foram os risotos, cogumelos… e as entradinhas.

Sim, continuo na maravilhosa fase das entradinhas. Tenho investido algum tempo em pesquisar sobre ingredientes, panelinhas, pratos, harmonizações – tudo isso para preparar entradas deliciosas e que sejam um início triunfal para qualquer refeição (tudo bem.. isso não soa muito modesto :-)). Eu sempre acredito que quando uma refeição começa com uma entrada, você passa uma percepção de que “sabe o que está fazendo” e,  principalmente, que o prato principal será ainda melhor.

Nesta última semana, preparei uma panelinha com batata inglesa, nata e queijo brie que ficou absolutamente fantástica. Além de ter ficado charmosíssima, o sabor encorpado do queijo combinou muito com a suavidada da nata e esta já virou uma das minhas entradas prediletas. Segue abaixo a receita e dicas – espero que goste.

Ingredientes para duas pessoas:

  • 4 batatas inglesas médias
  • 50 gr. de queijo brie picado em pedacinhos pequenos
  • 100ml de nata ou creme de leite
  • sal
  • pimenta do reino moída na hora
  • 2 colheres de sopa de vinho branco seco
  • noz moscada

Modo de preparar:

Coloque as batatas inglesas para cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal (não retire a casca).  Quando estiver bem cozida, escorra toda a água e deixe esfriar. Corte então as batatas em rodelas, tempere com mais um pouco de sal e reserve.

Em uma tigela, misture a nata, sal, pimenta do reino, vinho e noz moscada. Coloque, então, uma camada de rodelas de batata em uma panelinha que possa ir ao forno (eu usei uma de porcelana refratária), sobre a batata uma camada do molho de nata, mais batatas, nata novamente e cubra com os pedaços de queijo Brie.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus até que a superfície comece a ficar dourada, como na foto abaixo. Retire do forno e sirva bem quente.

Já pensei também em algumas variações que poderão dar ainda mais sabor a este prato: você pode adicionar pedaços de salmão defumado, bacon frito, alcaparras ou nozes. Qualquer uma destas opções assegurará uma entradinha deliciosa e marcante.

Bom apetite!

PanelinhaBatatacomBrie

 

PanelinhaBatatacomBrie2

Anúncios

4 Respostas para “Panelinha de batata com queijo brie e nata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s