Salmão ao molho de mostarda e mel em cama de polenta mole com gorgonzola e azeite com pimenta

Eu realmente gosto muito de salmão. Analisando as receitas que postei no blog até o momento, pude observar que mais da metade são com salmão… uma grande prova de que realmente todas as combinações com salmão me agradam.

Além disso, acho salmão muito fácil de fazer e prático. Sinceramente, acredito que seja impossível errar alguma receita com salmão, pois é um peixe cujo sabor combina com molhos agridoces, apimentados, suaves, fortes – e você pode prepará-lo assado, selado, frito… ou até mesmo cru (que, aliás, eu adoro).

Este prato abaixo foi feito em 20 minutos. Sério, 20 minutos de verdade. Claro que usei algumas coisas “pré prontas”, que vou detalhar mais abaixo. Mas, ainda assim, o sabor ficou fantástico – o que só comprova que produtos de boa qualidade sempre trazem um ótimo resultado.

Ingredientes para duas pessoas:

  • 2 pedaços de filé de salmão
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem com pimenta dedo de moça (deixe 1 pimenta marinando no azeite de um dia para o outro, para que aromatize. Retire a pimenta e utilize somente o óleo.)
  • 3 colheres de sopa de mostarda (eu usei aqui uma mostarda francesa, que já vem com mel “Maille au Miel”. Você pode encontrar em qualquer mercado que trabalhe com produtos importados.)
  • 1 xícara pequena de polenta instantânea (usei uma marca importada italiana que se chama Divella.)
  • 1/2 litro de água fervente com sal
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 colheres de sopa de queijo gorgonzola picado
  • pimenta do reino moída na hora
  • óleo de soja ou girassol
  • sal a gosto

Modo de preparar:

Vamos começar pelo salmão. Seque bem os dois filés, usando papel toalha, e adicione sal e pimenta do reino a gosto. Coloque um pouco de óleo de soja ou girassol em uma frigideira alta e, quando estiver bem quente, adicione os dois filés. Deixe fritar por uns 3 minutos e vire-os, com cuidado para que não desmanchem. Quando estiver dourado (mais uns 3 a 4 minutos), retire-os da frigideira e coloque em um prato refratário.

Coloque a mostarda sobre os filés e leve-os ao forno pré aquecido a 180 graus.

Coloque a água fervente em uma panela (já com sal) e vá adicionando a polenta aos poucos, mexendo sempre para não embolar. Siga mexendo e adicione a manteiga e o queijo gorgonzola. Observe bem a consistência: se achar que está dura, adicione mais água quente e mexa bastante. Se estiver mole demais, adicione um pouco mais de polenta. O ideal é que fique bem molinha, como um creme. Quando estiver pronta e com o queijo completamente derretido, retire do fogo.

Agora, vamos montar o prato: coloque uma concha da polenta no centro do prato e, por cima, o filé de salmão com mostarda. Ao redor da polenta coloque o azeite de oliva extra virgem. Para finalizar, coloque pimenta do reino moída na hora e um galho de alecrim (também pode ser tomilho, manjericão ou coentro).

E está pronto! Sirva bem quente, para que a polenta não endureça.

Bom apetite!

SalmaoPolentaMole

SalmãoMolhoErvas2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s