Souflé de Chocolate

Chocolate. Chocolate amargo… e um café. O mundo pára quando você sente estes sabores. Pelo menos para mim, é um resumo do que a vida tem de melhor.

Eu não sou muito boa em preparar sobremesas – e não gosto tanto quanto gosto de fazer outros pratos. Mas, ultimamente, tenho me aventurado a preparar alguns clássicos, como creme brulee, torta de maçã e… souflé de chocolate.

Este último ficou tão delicioso que mereceu um post no blog, para que você também possa prepará-lo e descobrir – assim como eu – que fazer uma sobremesa deliciosa não é complicado e não exige grande conhecimento. Recomendadíssimo.

Ingredientes para 6 souflês:

  • 180 gr de chocolate amargo
  • 3 gemas
  • 5 claras
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 4 colheres de sopa de conhaque ou cachaça (ou algum licor cítrico)

Modo de preparar:

A primeira coisa que você deve fazer é ligar o forno a 180 graus e untar os ramequins que usará como forma para os soufles. Para isso, pincele manteiga em todo o interior de cada um e polvilhe com açúcar. Depois leve os ramequins ao congelador, enquanto prepara o souflé.

Coloque o chocolate em uma tigela e leve ao microondas, para derreter (eu coloquei 1,5 minutos e estava pronto). Depois, adicione a manteiga e o conhaque e mexa bastante.

Coloque as gemas em uma tigela e bata, juntamente com o açúcar. Quando formar um creme claro e bem espesso, coloque o creme na mistura de chocolate derretido. Mexa devagar e reserve.

Bata as claras em neve. Quando estiverem prontas, adicione 1/3 ao creme de chocolate e mexa devagar, até que fique uniforme. Depois, vá colocando aos poucos o restante das claras em neve, mexendo sempre de cima para baixo e com cuidado, para que as claras não percam o volume.

Retire os ramequins do congelador e encha-os com o creme de chocolate. Coloque tudo em uma forma e leve ao forno, tomando o cuidado de cobrir a superfície da forma com água fervendo, para que o souflé cozinhe em banho maria.

Deixe no forno por 12 minutos e desligue.

Sirva bem quente, com raspas de chocolate e, se preferir, faça um furo sobre cada um e coloque uma bola de sorvete de creme , enfeitando com uma folha de hortelã. Como eu não tinha nada disso em casa (:-)), cobri com chocolate e açúcar de confeiteiro.

Delicie-se!

SoufleChocolate2

SoufleChocolate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s